quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CURIOSIDADES


. A criação da agricultura foi uma das maiores revoluções da humanidade, pois permitiu ao homem permanecer no mesmo lugar, sedentário. Como a atividade agrícola é mais produtiva do que a coleta, os homens não precisavam mais trabalhar todo o tempo. Ao invés de falta de alimentos, havia um excesso de produção, o excedente.

. Enquanto eram coletores, os homens eram iguais entre si, pois todos tinham sempre, em geral, carência de alimentos. Com a agricultura inicia a desigualdade entre os homens, pois sobram mais recursos para uns do que para outros. Mas, o mais importante é que as sociedades que tinham mais excedentes liberavam mais pessoas do trabalho de produzir alimentos. Estas pessoas, com todo o tempo livre, passaram a se dedicar a atividades científicas, sacerdotais e militares.

. Assim, quanto mais tempo livre havia, mais os homens podiam desenvolver seus próprios conhecimentos e exércitos. A conseqüência foi que as sociedades que mais se desenvolveram tiveram forças para escravizar as sociedades "mais atrasadas", tomando para si os alimentos que elas produziam. Assim, os povos "mais desenvolvidos" ganhavam mais tempo livre ainda para investigar a natureza, gerar conhecimentos e erigir enormes centros urbanos.




. A visão positiva do trabalho é uma coisa muito recente na história da humanidade. Ter um trabalho foi considerado uma coisa negativa durante toda a antiguidade e idade média. Trabalho, nestas eras, foi primeiro uma coisa de escravos, e depois uma coisa de servos, ou seja, de seres embrutecidos e considerados inferiores.

. Os primeiros a terem uma visão positiva do trabalho são os mercadores burgueses da alta idade média e início da idade moderna. Estes homens enriquecem pelo próprio esforço, através do comércio de produtos importados do Oriente.




. Os americanos inverteram completamente a lógica social da antiguidade, e colocam abaixo dos outros na sociedade os losers, os ociosos, aqueles que não trabalham ou trabalham pouco. Na civilização americana o status não está ligado a títulos e cargos sociais, mas ao que cada um consegue ganhar no tempo que dispõe. Podemos dizer que eles criam um novo tipo de igualdade, diferente daquela dos coletores da pré-história. Estes últimos eram iguais na carência de alimentos, e os homens da civilização americana são iguais porque podem associar-se do modo que acharem melhor para ganhar mais dinheiro no tempo que possuem. Enfim, as oportunidades estão dadas! Se você não as aproveita, e sai para passear, na verdade não apenas deixou de ganhar, mas perdeu.
Pense um pouco sobre estes valores incutidos ao mundo pela Cultura Americana e quais tem sido as conseqüências de tal pensamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.